Mac OS X v10 3 Panther (Pantera)O Mac OS X apresenta uma grande mudança em relação aos sistemas operacionais anteriores do Macintosh e o código que é a base do sistema é completamente diferente do de versões anteriores. Apesar da maioria das alterações estarem nos “bastidores” do sistema operacional, a interface gráfica de usuário Aqua é o novo recurso mais visível. O uso de bordas arredondadas, cores translúcidas e outros adereços trouxe mais cores e texturas às janelas e controles do Desktop do que a interface Platinum do OS 9.

Inicialmente isso gerou bastante controvérsia entre os usuários, com uns alegando que a interface tinha ficado “como um brinquedo” e com falta de profissionalismo; outros alegando que era “outra grande inovação da Apple”. O visual é instantaneamente reconhecível e antes mesmo do lançamento da primeira versão do Mac OS X, outros desenvolvedores começaram a produzir skins para aplicativos personalizáveis como o Winamp para ficarem mais parecidos com o visual Aqua. A Apple ameaçou processar pessoas que fazem ou distribuem programas que oferecem uma interface que eles dizem ser derivada de seu design patenteado.

O núcleo do Mac OS X é um sistema operacional open source baseado em Unix, construído em torno de um kernel XNU com recursos básicos Unix acessáveis através de uma interface de linha de comando. Pouco antes do lançamento do Mac OS X a Apple lançou esse núcleo como Darwin. Em cima desse núcleo, a Apple projetou e desenvolveu um número de componentes de código fechado (closed source) de licença proprietária incluindo a interface Aqua e o Finder (o sistema de gerenciamento de arquivos). A combinação da interface amigável e o poder do núcleo open source Darwin/BSD tornaram o Mac OS X o ambiente baseado em Unix mais bem vendido até hoje em número de computadores vendidos.

Mac OS X v10.3 “Panther”
O Mac OS X v10.3 “Panther”, foi o quarto lançamento do Mac OS X. Ele substituiu o Mac OS X v10.2 “Jaguar” e teve como sucessor o Mac OS X v10.4 “Tiger”. O “Panther” foi lançado em 24 de outubro de 2003. O seu custo foi de US$129 para uma única licença de usuário e US$199 para um pack familia (licença para 5 computadores).

Apple lançou mais de 150 novas aplicações, incluindo:
– Finder
– Fast User Switching
– Exposé
– TextEdit
– Xcode Developer Tools
– Preview
– QuickTime
– Font Book
– FileVault
– iChat AV
– X11
– Safari
– Ferramentas para interoperabilidade com o Microsoft Windows
– Fax

ATENÇÃO:
Por causa do novo formato de ROM necessário para o uso do sistema operacional Mac OS X v10.3 (“Pantera”), alguns computadores mais antigos (beige Power Mac G3s and “Wall Street” PowerBook G3s) não conseguem instalar o Sistema Operacional Pantera por padrão. Programas de terceiros como o XPostFacto podem auxiliar no processo de instalação ou atualização, do contrário, instalação ou atualizações do Jaguar não funcionaram.

CD1: 632.94 MB (663,683,964 bytes)
CD2: 633.18 MB (663,933,626 bytes)
CD3: 212.21 MB (222,519,994 bytes)

Suporte na instalação: Clique Aqui

Idioma: Multilinguagem
Tamanho: 1.44 GB
Formato: DMG
Facilidade de uso: 10
Interface Gráfica: 10
Hospedado no Easyshare

Iniciar Download

Buscas Recentes: